I Seminário de Gênero da PR-4

Data: 20, 21, 22 e 23 de maio de 2013

Local: Auditório do Bloco A do CT (Centro de Tecnologia)

Horário: 9:00 às 14:00

9:00 - Credenciamento e Abertura:

Carlos Levi – Reitor da UFRJ;
Roberto Gambine – Pró Reitor de Pessoal da UFRJ;
Ana Rocha – Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Município do Rio

9:30 - Tema: Diversidade Sexual

Jean Wyllys - Dep. Federal PSOL/RJ
Marcos Vinícius Torres - Faculdade de Direito/UFRJ
Alexandre Bortolini - PR5/UFRJ
Elídio Marques - CCJE/UFRJ

9:00 - Tema: Violência contra a Mulher

Eliana Moura - NEPP-DH e Centro de Referência da Mulher Maré/UFRJ
Anna Marina Barbará - IFCS/UFRJ
Claudia Otília - Polícia Civil/RJ
Rose Pedreira - Assistente Social/ Prefeitura do Rio

9:00 - Tema: O Homem e o Sexo

Renê Murilo - HUCFF/UFRJ
José Mauro Braz - Hesfa/UFRJ

9:00 - Tema: Questões sobre o Aborto

Alvio Palmiro - Comitê de Ética da Maternidade Escola UFRJ
Rejane Farias - Escola de Serviço Social/UFRJ
Rosângela Talib - Católicas pelo Direito de Decidir/SP
Maria das Dores Hipólito - Movimento Pró-Vida/RJ
Lucia Pedroso Barbosa - Faculdade de Medicina/UniRio

Obs: As palestras se encerrarão às 14h

A Pró Reitoria de Pessoal da UFRJ (PR4) promove a realização do I Seminário de Gênero da PR/4 a ser realizado entre os dias 20 e 23 de maio de 2013 no Auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia - CT – Ilha do Fundão. O evento será um espaço de palestra, debates que levarão à reflexão sobre a Questão de Gênero buscando o entendimento de como a Universidade lida com esta questão. Com intuito também de mapear demandas para a Política de Pessoal da UFRJ.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como as demais universidades do país, passa pelo crescimento significativo com a elevação no número de alunos, técnico-administrativos em educação e docentes que vivenciam o ambiente universitário sendo importante conversar sobre a qualidade destas relações pessoais, como pano de fundo de uma nova agenda de debates sobre o papel das universidades na formação política e educacional com abordagem multidisciplinar e crítica.

O Seminário é voltado para os servidores técnicos-administrativos em educação, docentes, alunos, além de servidores e alunos de outras universidades públicas, funcionários e alunos de universidades privadas e movimentos sociais.

Serão emitidos Certificados de participação aos servidores que tiverem, no mínimo, 75% de presença. Os certificados poderão ser utilizados como horas de capacitação. Os externos terão certificado de acordo com a participação.

O Seminário foi dividido em 4 dias e abrangerá às seguintes temáticas:

20.05 - Diversidade Sexual

21.05 - Violência contra a Mulher

22.05 - O Homem e o Sexo

23.05 - Questões sobre o Aborto

Projetos desenvolvidos na UFRJ ou fora dela poderão ter espaço para divulgação no hall de entrada do evento, por favor, entrar em contato através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os objetivos do I Seminário de Gênero da Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ:

- Promover o debate sobre os temas que serão abordados levando a reflexão;

- Informar possíveis saídas para os dilemas encontrados a cerca dos temas abordados;

- Dar oportunidade para dirimir dúvidas dos presentes;

- Mapear ocorrências de casos de discriminação no âmbito da UFRJ.

UFRJ Eventos PR4 - UFRJ