Os Certificados de participação dos servidores que tiveram, no mínimo, 75% de presença para 40 horas, 50% de presença para 20 horas e 25% de presença para 8 horas já estão disponíveis. Para fazer o download do certificado, basta digitar seu CPF no campo abaixo e clicar em "gerar".

Os certificados poderão ser utilizados como horas de capacitação.

I Seminário de Identidade e Raça da PR4

26, 27, 28 e 29 de novembro de 2013

Auditório do CT bloco A - Centro de Tecnologia - Ilha do Fundão

Programação sujeita a alterações

Dia 26.11

Abertura do evento

9:00     Identidade e africanidade

Joel Rufino dos Santos - UFRJ

Renato Noguera - UFRRJ

Mediador: Roberto Gambine - UFRJ

12:30 às 13:30

Lançamento de livros dos autores Joel Rufino dos Santos e Marcelo Paixão,  e outras atividades culturais no hall do auditório do CT-bloco A

13:30   Ações Afirmativas no Brasil

Apresentação de Pesquisa de Campo sobre Cotas na UFRJ

Marcelo Paixão - UFRJ

Claudio Cerqueira Lopes - UFRJ

Mediadora: Denise Francisco Góes - UFRJ

Dia 27.11

9:00     ELEGBARA - Performance do Projeto de Pesquisa em Africanidade na Dança - PADE - Faculdade de Educação da UFRJ

9:15     Ações Afirmativas na Universidade

Antonio José - UFRJ

Elielma Machado - UERJ

Mediador: Luciano Coutinho - Adufrj

Atividades culturais no hall do auditório do CT – bloco A

Show com ZAL SISSOKHO: Senegalês que usa um instrumento chamado "kora", com 21 cordas que nos lembra uma harpa

13:30   Ensino de História da África no Brasil

Monica Lima - UFRJ

Alexandre Carvalho - UFRJ

Mediador:  Mamour Sop Ndiaye - UFRJ

16:00      ROSA VERMELHA - Performance do Projeto de Pesquisa em Africanidade na Dança - PADE - Faculdade de Educação da UFRJ

Dia 28.11

9:00     Entidades e Instituições negras a serviço da luta racial- Colaborações e Reflexões

Marcelo Dias Supir - OAB

Elias Alfredo Agbara Dudu

Mediador: Francisco Carlos - Sintufrj

RODA DE CAPOEIRA da Escola de Educação Física da UFRJ

Atividades culturais no hall do auditório do CT – bloco A

13:30   Gênero e Raça

Terezinha Martins - UFF

Magali Almeida - UFBA/UERJ

Mediadora: Ana Paula de Paula - UFRJ

16:00   Apresentação do grupo de hip hop: "Os neguin q não c kala"

Dia 29.11

9:00     Desigualdade Racial e Social

Francilene Cardoso - UFRJ

Lenin Pires - UFF

Mediadora: Josi Oliveira - DCE UFRJ

12:30  Show de Encerramento:

NEI LOPES - compositor e intérprete de música popular, escritor e estudioso das culturas africanas

No hall vários Djs tocando black music, charm e funk carioca

A Pró Reitoria de Pessoal da UFRJ (PR4) realizará o I Seminário Identidade e Raça da PR/4entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013, no Auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia - CT - Ilha do Fundão.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como as demais universidades do país, passa pelo crescimento significativo com a elevação no número de alunos, técnico-administrativos em educação e docentes que vivenciam o ambiente universitário, sendo importante conversar sobre a qualidade destas relações pessoais, como pano de fundo de uma nova agenda de debates sobre o papel das universidades na formação política e educacional com abordagem multidisciplinar e crítica. Desta forma, o Grupo de Trabalho composto por estudantes, docentes e técnicos-administrativos, sendo eles: Claudio Cerqueira Lopes, Marcelo Paixão, Mamour, Deise Pimenta, Aparecido da Silva, Denise Góes e Francisco Carlos organizou-se para discutir a realização do seminário.

O evento será um espaço de debate e reflexão uma temática atual e de muita relevância para a sociedade de hoje.   A UFRJ tem o dever de atentar para o tema numa perspectiva de superação dos problemas advindos do preconceito e da discriminação, muitas vezes velados, dentro e fora de seus muros. A PR4, atenta a esses problemas se coloca como instrumento para essa superação, e, espera poder, a partir do evento, aperfeiçoar a política de pessoal para os trabalhadores da universidade.

O Seminário é voltado para os servidores técnicos-administrativos em educação, docentes, alunos, além de servidores e estudantes de outras universidades públicas, funcionários e estudantes de universidades privadas e movimentos sociais. Serão emitidos Certificados de participação aos servidores que tiverem, no mínimo, 75% de presença. Os certificados poderão ser utilizados como horas de capacitação. Os externos terão certificado de acordo com a participação.

O Seminário foi dividido em 4 dias,  pelo vasto conteúdo haverá palestras e exibição de vídeos durante todo o dia, e, abrangerá às seguintes temáticas:

Dia 26.11 –

9:00     Identidade e africanidade

13:30   Ações Afirmativas no Brasil

Dia 27.11 –

9:00     Ações Afirmativas na Universidade

13:30   Ensino de História da África no Brasil

Dia 28.11 –

9:00     Entidades e Instituições negras a serviço da luta racial- colaborações e reflexões

13:30   Gênero e Raça

Dia 29.11 –

9:00     Desigualdade Racial e Social

Além das palestras, no hall do Auditório haverá diversas atividades, tais como: lançamento de livros, apresentação de grupos de dança, arte, gastronomia, música, etc.

Os projetos desenvolvidos na UFRJ ou fora dela poderão ter espaço para divulgação no hall de entrada do evento. Para isso, entre em contato através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os objetivos do I Seminário Identidade e Raça da Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ:

- Promover o debate sobre os temas que serão abordados levando a reflexão;

- Informar possíveis saídas para os dilemas encontrados acerca dos temas abordados;

- Dar visibilidade aos resultados da afirmação do compromisso da UFRJ com ações para o ingresso e permanência de alunos provenientes de famílias de baixa renda, após a resolução 10/2010.

- Mapear ocorrências de casos de discriminação no âmbito da UFRJ.

UFRJ Eventos PR4 - UFRJ